segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Brinquedoteca com a Professora Elsa Stumpf

Na Casa da Criança um dos ambientes preferidos dos jovens é a brinquedoteca. Toda semana a professora de Educação física Elsa Stumpf proporciona às crianças e adolescentes no espaço da brinquedoteca momentos lúdicos, de diversão e claro, muito aprendizado: 



 Jogos Cooperativos

Também faz parte do planejamento de aulas da professora Elsa os jogos cooperativos. Os jogos cooperativos têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado. 

Jogos utilizados nas aulas

Aprendendo a cooperar












      Algumas vantagens de praticar jogos cooperativos:
  • Vontade de continuar jogando
  • Aceitar todos como são verdadeiramente
  • Aprender a trabalhar em grupos
  • Pode ser jogado entre crianças ou adultos (não exige faixa etária)  
Fazendo Brinquedos 
  

Transformando lixo em brinquedo
A brinquedoteca também é um local para despertar criatividade e por em prática habilidades. Uma das oficinas que a professora Elsa vem promovendo é a "faça seu brinquedo" onde as crianças fabricam seus próprios brinquedos utilizando latas, tampas,  barbantes, garrafas e vários outros materiais recicláveis. Além da consciência ecológica, as aulas também estimulam as crianças a desenvolverem brinquedos sem custo.



Pé de lata
"Fazendo seu brinquedo"
Bilboquê - Quem lembra desse?
Professora Elsa mostrando como fazer a "torre" com barbante
Que pode ser chamado também de "pé de galinha" como mostra a Tainara


Transformar lixo reciclável em brinquedos beneficia o aprendizado, estimula a criatividade e incorpora valores ao cotidiano infantil.


Nenhum comentário: