Semana passada os educadores da Casa da Criança prepararam um dia de atividades coletivas. Onde, todas as crianças e adolescentes testaram seus conhecimentos e interagiram.
A primeira atividade foi o "Soletrando da Amizade". Separados em quatro grupos (de acordo com a idade) cada criança recebia sua palavra. Na sequência a criança podia escrever a palavra e soletrá-la.
Professores participantes da banca |
Professora Raissa de informática idealizadora da atividade "Soletrando da Amizade" |
A segunda atividade coletiva desenvolvida foi o "Pão-por-Deus". Em Portugal no dia 1° de novembro, dia de Todos os Santos, as crianças saiam entregando de porta em porta corações de papel com versinhos em troca do pão-por-Deus.
Crianças, educadores e funcionários da Casa da Criança |
Nessa atividade cada criança produziu o coração que entregaria ao seu amigo, escrevendo o versinho do pão-por-Deus. No momento da entrega, cada pessoa foi escolhida por um amigo para receber o coração e retribuiu com um bolinho (simbolizando o pão-por-Deus).
A coordenadora pedagógica Maria Luiza e Carlos entregando seu coração : ) |
Nilcéia recebendo o coração de Renan : ) |
O pão-por-Deus é uma cultura que ainda hoje manifesta-se nas regiões de Florianópolis de fortes influências açorianas.
A atividade partiu da ideia da professora de artes Lúcia e com a contribuição de todos os professores atingiu seu objetivo de despertar nas crianças sentimento de carinho pelos colegas, demonstração de amizade e interação entre todos os grupos da Casa, independente da idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário